Redes Sociais: em quais você deve anunciar?

há 10 meses

É importante saber em quais redes sociais a sua empresa deve anunciar. Mas, mais importante do que isso é entender em quais mídias sociais não fazem sentido você investir. Entenda o que você precisa saber antes de definir se vale mesmo a pena sua empresa anunciar em uma rede social.

Entenda cada uma das redes sociais

É muito importante saber quais são as redes mais conhecidas atualmente e qual é a característica de cada uma delas, antes de definir em quais delas não vale a pena investir. Afinal, com públicos e possibilidades de anúncios diversos, as redes sociais estão cada vez mais distintas.

Se antes a maioria das redes eram resumidas à apenas um chat entre os usuários, agora cada uma tem sua especificidade, em uma você posta somente vídeos, em outra você posta fotos, outra você usa para destacar suas experiências profissionais, e por aí vai.  

Conheça algumas das principais redes e suas características:

  • Facebook: A REDE DOS GRUPOS

Alta participação em grupos, troca de ofertas e informações/notícias.

  • Youtube: A REDE DOS VÍDEOS

Foco em produção de conteúdo em vídeo com duração de 3-10 minutos.

  • Linkedin: A REDE DE CURRÍCULOS

Cunho corporativo,  estabelecimento de network, ideal para negócios B2B.

  • Twitter: A REDE DOS CARACTERES

Acontecimentos em tempo real, compartilhamento de informações objetivas e curtas.

  • Pinterest: A REDE DAS FOTOS

Ideias e referências visuais,  focadas no aumento de engajamento e tráfego.

  • Instagram: A REDE DE TUDO

Imagens, mensagens e vídeos. Várias ferramentas em uma só rede: feed, IGTV, Lojas, Lives.

Cada uma dessas redes possui um objetivo, um público e uma dinâmica diferente.  Por isso, para definir em qual rede você não deve anunciar é necessário compreender alguns fatores que explicaremos a seguir.

Saiba onde a sua persona está

Imagine que o seu potencial cliente não tem o hábito de usar o Facebook, por que você deve investir lá? A mesma pergunta também vale para as demais redes sociais. Portanto, pesquise quais são as redes sociais que os seus potenciais clientes usam.

Eventualmente, a partir dessa informação, você deve analisar quais são as redes que não fazem parte do cotidiano do seu público e precisa repensar se é vantajoso investir nelas. Na maioria dos casos, a resposta é: não é vantajoso investir onde o seu potencial cliente não está.

Tenha o seu objetivo bem definido

Se o seu objetivo for atrair novos clientes, a rede de maior potencial pode ser uma, com base nas informações do tópico anterior. Contudo, se o seu objetivo for aumentar a quantidade de recompras, o foco pode ser em uma mídia na qual você tenha contato direto como seu cliente.

Por exemplo, se você possui os dados de e-mail de sua base de clientes e quer aumentar a sua taxa de retenção, talvez o e-mail seja uma mídia mais assertiva do que as demais redes sociais. Ou seja, a mídia que você deve (ou não) escolher deve variar de acordo com o seu objetivo e, por isso, é fundamental que ele seja bem definido.

Analise o que a concorrência está fazendo

Verifique onde sua concorrência está anunciando. Com pesquisas simples é possível descobrir em quais plataformas seus concorrentes diretos e indiretos estão. Saber onde as demais empresas do mercado estão é um fator que ajuda a definir em quais redes sociais não investir.

Se a rede social A está saturada de concorrentes e a B não, vale a pena você analisar se seus potenciais clientes estão ativos em ambas as redes. Se estão, identifique se o seu objetivo pode ser alcançado pela rede social com menor concorrência, por exemplo.

Ainda está indeciso se deve investir em determinada rede social?

Entendemos que a decisão é complexa e deve ser, antes de tudo, estratégica. Se mesmo com as análises propostas você não definiu se vale a pena ou não, entre em contato com a nossa equipe.

Iremos conversar um pouco mais sobre seus objetivos e quais foram as redes sociais escolhidas, para que possamos te apresentar, com base em nossa experiência, quais não fazem sentido e quais trarão os resultados necessários para o seu negócio.