As métricas de resultado que realmente importam

há 4 meses

Nosso mantra é: um objetivo, sem métricas e resultados, é somente uma ideia. Muito além do que apenas anunciar, é preciso ter (e acompanhar) os resultados, para que possamos alcançar nossas metas e objetivos. Entenda quais são as principais métricas de resultado.

Conheça as métricas de resultado que realmente importam

O marketing digital é composto por diversas siglas e terminologias técnicas e complexas. Por isso, saber filtrar e analisar os principais dados  é fundamental para sua análise de resultados. Importante: você não precisa ser um especialista em marketing digital para analisar os resultados das campanhas, mas você deve acompanhar tais resultados e saber se eles estão fazendo diferença no seu negócio (ou, ao menos, deveria saber).

Então, venha conhecer algumas das principais métricas e o que elas mensuram:

  • CPC: Custo por Clique

Indica quanto a sua palavra chave está valendo no leilão. Eventualmente não existe um mínimo ou máximo, isso vai depender do ticket médio do seu produto e de quantos cliques são necessários para  gerar uma venda para sua empresa;

  • CTR: Taxa de Cliques

É a razão entre a quantidade de cliques e a quantidade de impressões. Um índice de muita importância para entender o quanto o seu anúncio está sendo relevante para quem o encontra. Em outras palavras, a baixa taxa é um bom indicativo para repensar o texto do seu anúncio;

  • CPA: Custo por Aquisição

Métrica diretamente relacionada ao seu faturamento. Com ela é possível definir quanto está sendo investido na captura de um lead. Atenção: essa métrica só é mensurada se todos os códigos de conversão estiverem corretamente instalado no seu site ou se você tiver uma loja virtual;

  • Taxa de conversão:

O próprio nome já diz: é a porcentagem de quem clicou no seu anúncio e realizou alguma ação em sua página ou no seu site;

  • Parcela de impressão:

Uma métrica relativamente nova (substituiu o posicionamento do anúncio). Esta métrica mostra a porcentagem em que seu anúncio é visto, em relação aos anúncios dos seus concorrentes que também apareceram na primeira página de busca.

Cada uma dessas métricas possui um objetivo diferente.  Ou seja, é necessário definir e analisar as métricas, para verificar se seus anúncios estão tendo uma boa performance.

Saiba se seu anúncio está gerando contatos

Primeiramente, para analisar os resultados das campanhas, é necessário estabelecer o real objetivo delas. A sua campanha deve gerar contatos para a sua equipe comercial? Fique de olho nas taxas de cliques e de conversões.

A partir dessas informações, você deve analisar quantos cliques o anúncio gerou, quantos contatos e quantas vendas. Na maioria dos casos, esses dados são diretamente proporcionais ao seu faturamento.

Reforce a marca da sua empresa com anúncios

Se seu objetivo for o de reforçar a sua marca, o importante é analisar a quantidade de impressões. Afinal, seu objetivo é que sua empresa seja vista pelas pessoas e que elas associam a sua marca a determinado produto e/ou serviço.  

Por exemplo, aqui também faz sentido analisar o CTR, para entender se as pessoas estão engajando com o que estão vendo sobre a sua marca. Ou seja, identifique se a estratégias que você escolheu está de acordo com seu objetivo e, ao mesmo tempo, atrativo para o seu público.

Ainda confuso com tantos dados?

Nós falamos a sua língua e prezamos pela transparência. Nossos relatórios contam com todas essas métricas e muito mais, de maneira simplificada para que você tenha controle do que está acontecendo com o seu investimento e com o seu retorno financeiro. Entendemos que alinhamento de informações é necessário desde o início até no momento de apresentação de resultados.

Nos conte um pouco mais sobre seus objetivos e quais foram os seus resultados obtidos, para que possamos te apresentar, com base em nossa experiência, quais métricas e estratégias fazem sentido e quais trarão os resultados necessários para os seus anúncios e, consequentemente, para o seu negócio.